Atibaia é uma cidade incrível, em nossa visita ao município com o segundo melhor clima do mundo segundo a Unesco tivemos experiências inesquecíveis e conquistamos grandes amizades.

<Vídeo 360° no final da matéria>

Este ano fomos convidados pelo ARC&VB – Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau para assistir o 1º Fórum de Turismo Regional que aconteceu em setembro. O evento que foi realizado no Centro de Convenções Victor Brecheret superou nossas expectativas devido aos convidados de alto nível, os assuntos abordados e o compartilhamento de cases de sucesso da região.

No Fórum, também tivemos a oportunidade de conhecer o projeto Turista + uma iniciativa muito interessante destinada a promover Atibaia e Região com a participação dos visitantes em causas sustentáveis e ambientais de grande relevância como a ação que destina parte do valor arrecadado nas room-tax para projetos em parceria com o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ).

Além disso os hóspedes associados ao Turista +  ficam protegidos em suas estadias com seguro de acidentes pessoais, tem acesso ao site com todas as informações sobre as ações do Instituto IPÊ realizadas com a contribuição deste projeto e recebem um certificado online.

No intervalo do Fórum fomos almoçar no Grecco Cozinha Rústica e ficamos impressionados com o restaurante comandado por Felipe Grecco e Carol, tanto pela beleza do lugar quanto pela primorosa comida que experimentamos.

O ambiente do Grecco é super aconchegante, com muitas plantas e um enorme mural ao estilo “quadro negro” com o menu escrito com giz. Este é um dos principais expoentes da revolução turística e da melhora significativa da qualidade dos ambientes que vem acontecendo em Atibaia.

O buffet de entradas por quilo é requintado e tem como base produtos frescos variando conforme a disponibilidade dos fornecedores, daí o nome Cozinha Rústica, vindo deste cardápio variável, da forma de preparo com técnicas tradicionais europeias e da verdadeira obsessão do chef pela qualidade apresentada em cada criação.

O menu é enxuto e sem complicações, escolher um prato principal fica fácil. Como eles trabalham com produtos frescos sempre são apresentados diferentes receitas, tornando o restaurante um ótimo lugar para visitar com frequência.

Em nosso (inesquecível) almoço experimentamos Penne ao Filetto com Tomate Pelatti e Parmesão, Filé de Anchova Grelhada com Mix de Grãos e Redução de Balsâmico e o deliciosíssimo Churros com Doce de Leite (este vale uma viagem só para experimentar), até o biscoito amanteigado que acompanha o cafezinho é digno de elogios.

Aproveitamos nossa estadia na cidade para visitar a 36ª Festa das Flores e Morangos que acontece praticamente durante todo o mês de setembro no Parque Edmundo Zanoni.

Para celebrar a chegada da primavera a comunidade japonesa cria uma maravilhosa exposição de flores e frutas da estacão com muitas atracões culturais, praça de alimentação e artesanato.

A presença da cultura japonesa que tornou Atibaia referência no cultivo, aprimoramento e exportação de flores e morangos está por toda parte e nos encantou desde o início da visita.

Atibaia é hoje responsável pela produção de praticamente 1/4 de todas as flores comercializadas no Brasil. Entre as mais elogiadas da região estão as orquídeas, rosas e azaleias, além de bonsais e diversas árvores frutíferas.

A exposição de flores e plantas encantam os visitantes com uma variedade impressionante de espécies, a decoração exibe cerca de um milhão de flores.

Vários exemplos de arranjos, cenas de decoração e vasos ornamentais são montados no pavilhão com 1500m2, que abriga também uma exposição com diversos itens de produção rural, outro orgulho da cidade.

As atrações culturais reúnem diversas tradições e costumes com representantes de muitos países que exibem com orgulho no palco seus espetáculos de dança, teatros, músicas e artes em geral. Presenciamos um show maravilhoso que exaltou a rica cultura japonesa, o Kawasuji Seiryu Daiko, que traz habilidosos músicos e seus tambores japoneses chamados de wadaiko.

No final da festa saímos cheios de sacolas com diversas delícias de produção caseira e presentes artesanais. Mas antes disto pudemos aproveitar um pouco da estrutura do parque e seu lago com pedalinhos.

Depois de muita cultura e diversão na Festa das Flores e Morangos foi hora de participar do 2º Festival da Cachaça Artesanal Entre Serras e Águas um evento que estava acontecendo no Fazendinha Bar, um point com música ao vivo lotado de gente animada.

O festival contou com a degustação e venda de cachaças vindas de cidades como Bragança Paulista, Guarulhos, Mairiporã, Nazaré Paulista, Piracaia e claro, de Atibaia. Diversos produtores estavam contando a história de suas bebidas, entre vários rótulos conhecemos a cachaça Don Pedrito produzida pelo alambique na Fazenda Paraíso, o mais antigo em funcionamento do Estado de São Paulo.

A comida do Fazendinha Bar também estava ótima, eles tem espaço kids com monitor, buffet por quilo em uma mesa de frios e petiscos, cerveja servida em balde com gelo, e diversos pratos para compartilhar entre os amigos.

Como o dia foi bem cansativo acabamos ficando pouco tempo lá, em uma próxima visita o Fazendinha Bar estará em nossos planos para uma refeição completa.

Atibaia foi uma grata surpresa que tivemos entre tantas viagens, a cidade tem atrações para todo tipo de turista, desde caminhos rurais, gastronomia, roteiros históricos, ótima estrutura de hospedagem e um povo hospitaleiro e acolhedor. Ainda temos muito que explorar nesta linda região.

Não perca todas nossas matérias sobre Atibaia e Região neste link: comerdormirviajar.com/tag/atibaia-e-regiao

Você encontrará nossas fotos no instagram.com/comerdormirviajar
Para ver tudo o que postamos sobre Atibaia e Região basta buscar pela tag #CDVTripAtibaia

Serviço:

Atibaia e Região C&VB
Rua Clóvis Soares, 850 sl 3
+55 11 4402 2159
www.atibaiaeregiao.com.br/

Festa de Flores e Morangos de Atibaia
Parque Municipal Edmundo Zanoni
Av. Horácio Neto, 1030
festadasfloresdeatibaia.com.br

Grecco Cozinha Rústica
Rua José Lucas, 81
Centro
+55 11 2427 3715
greccocozinharustica.com.br

Fazendinha Bar
Alameda Lucas Nogueira Garcez, 1980
+55 11 4411 7857
facebook.com/fazendinhaatibaia

Comentários pelo Facebook
728x90

11 COMENTÁRIOS

  1. Gosto muito de viajar, mas percebo que necessito me aprimorar e as dicas que encontro no Comer. Dormir. Viajar. são muito úteis! Valeu, obrigada.

  2. Babei na comida desse restaurante!!!
    Fui neste festival há tantos anos, acho que preciso fazer uma reciclagem. Amo taiko!!

  3. Apaixonada pelo Grecco e a delicadeza dos pratos e utensílios utilizados. Eu acredito fortemente que assim, os pratos ganham novos sabores. E o que são os produtos artesanais e caseiros? De encher os olhos… Fica fácil entender porque vocês saíram de sacolas cheias! 🙂

    Ana

  4. estou indo a todos locais que são indicados no comer dormir viajar, muito obrigado e continuem com as dicas

  5. Eu já estive aí, adorei, a matéria está fazendo juz à esta linda experiência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here