Fazenda Paraíso, Uma Imersão no Interior de Atibaia, SP - Brasil - COMER. DORMIR. VIAJAR.
Inicio COMER. Fazenda Paraíso, Uma Imersão no Interior de Atibaia, SP – Brasil

Fazenda Paraíso, Uma Imersão no Interior de Atibaia, SP – Brasil

21

A Fazenda Paraíso é um dos mais importantes pontos da rota Turismo Rural de Atibaia, um espaço feito para quem quer retroceder, voltar no tempo e esquecer de todos os problemas enfrentados diariamente nas grandes cidades.

Chegar na Fazenda Paraíso não é difícil, na rodovia Fernão Dias – sentido São Paulo – passando a Gruta da Pamonha, basta pegar a primeira entrada a direita e seguir as placas. A estância turística fica a menos de 100 quilômetros da capital paulista. A estrada é bonita e a última parte do caminho tem um longo corredor com eucaliptos gigantes.

A propriedade que faz parte do município de Atibaia tem 150 alqueires e muitas atrações, mas a gastronomia caipira que eles servem por lá é que tem atraído multidões de turistas todo final de semana. Fomos experimentar o Café da Manhã na Roça que custa R$ 30,00. A Fazenda Paraíso também serve almoço a R$ 60,00 por pessoa. Crianças de 5 a 11 anos pagam a metade do preço. (valores em 12/2016)

O atendimento é feito pela proprietária da fazenda, Dona Ana, super atenciosa, bem humorada, e totalmente acessível para uma ótima conversa e bons “causos” sobre a região.

O café da manhã é bem completo e tem deliciosas opções entre pães e geleias caseiras, doces variados, bolos, pudins, compotas, queijos, tortas, frutas, pão de queijo, frios, tapiocas, bolinho de chuva… Tudo muito gostoso e fresquinho.

A maioria dos produtos servidos são feitos na hora pela cozinha show da Fazenda Paraíso, que é muito limpa e organizada. Ovos mexidos, panquecas e um inesquecível pãozinho com manteiga são preparados diretamente no fogão a lenha.

O café e o chá são esquentados na chapa quente, além disto, muitos sucos naturais são oferecidos para completar a refeição. Este é um lugar para se degustar sem pressa, observando cada detalhe e aproveitando cada novo sabor descoberto.

A decoração é repleta de itens raros e antigos, uma linda coleção de presentes organizados sem uma lógica definida que conferem um charme único ao ambiente.

Esta propriedade já foi produtora de café e desde 1910 abriga um alambique artesanal de cobre, todos espaços podem ser visitados, inclusive, existem algumas trilhas para se conhecer melhor as terras.

A casa sede da fazenda foi toda construída em taipa. É incrível e ao mesmo tempo um pouco perturbador poder conhecer a senzala e verificar as peças irregulares de telhas feitas literalmente “nas coxas”, uma herança da época dos escravos do Brasil colônia. Ainda bem que isto é história agora.

O alambique artesanal ainda está em pleno funcionamento com suas peças em cobre e seus grandes tonéis de cachaça. A história aqui é preservada e contada com riqueza de detalhes por Dona Ana, que faz parte da quarta geração da família Herrerias.

As marcas Don Pedrito e Maracanã são produzidas desde 1942 com a mesma paixão e cuidado. As preciosas bebidas são envelhecidas em tonéis de carvalho para que resguardem todas as características originais. Este é o Alambique mais antigo em funcionamento do estado de São Paulo.

Ainda no alambique da fazenda é possível adquirir, além das cachaças, varias opções de doces e até cervejas, todas provenientes de produtores da região. Várias fotos e documentos antigos fazem parte da decoração do local.

A bela paisagem bucólica do lago pode ser observada do restaurante e é perfeita para uma caminhada pós refeição, este espaço também é utilizado para a prática de pesca esportiva, passeios de barco e pedalinho (pagos à parte).

Uma mini fazenda alegra as crianças com porcos, patos, coelhos, jabutis, galinhas e cavalos para passeios.

As crianças ainda contam com uma piscina (exclusiva para uso dos pequenos), um playground com balanços, casinha de madeira, escorregador e até um cercadinho com areia, baldinhos e pás. Imersão total nas brincadeiras clássicas do interior e no contato direto com a natureza.

Dicas:

>Procure chegar bem cedo para desfrutar o dia.

>O estacionamento é gratuito.

>Se desejar pernoitar na propriedade existe a Hospedaria Casa do Lago que oferece chalés que serviam como casas de colonos na fazenda. Mais informações: facebook.com/hospedariacasadolago

>A Fazenda Paraíso só abre aos finais de semana ou para eventos reservados.

>Lá não tem sinal de celular, aproveite para se desconectar do mundo e ter momentos de imersão total na natureza.

>Justamente porque não pega bem sinal telefônico eles não conseguem utilizar cartões de crédito nem débito e só aceitam o pagamento em dinheiro ou cheque (informação de dezembro de 2016)

>É necessário fazer reserva. Geralmente os lugares para almoço e café estão sempre ocupados, então, para não correr risco, o ideal é ligar antes.

>O local é pet friendly e acessível, portanto pode levar seu cãozinho e até passear com toda a família reunida, mesmo que algum membro precise de cadeiras de rodas ou muletas. Também é ótimo para quem utiliza carrinhos de bebês.

Encontramos na Fazenda Paraíso em Atibaia um ambiente único, sossegado, repleto de história e com delícias que nos conduziram pelas mais ternas lembranças de nossa infância e do aconchego dos parentes mais queridos. Um lugar para ir, voltar, voltar e voltar novamente.

Não perca todas nossas matérias sobre Atibaia e Região neste link: comerdormirviajar.com/tag/atibaia-e-regiao

Você encontrará nossas fotos no instagram.com/comerdormirviajar
Para ver tudo o que postamos sobre Atibaia e Região basta buscar pela tag #CDVTripAtibaia

Fazenda Paraíso
Rodovia Fernão Dias, saída 52
Bairro do Portão, na pista sentido MG-SP
Atibaia – SP – Brasil
+55 11 4415 1575
fazendaparaisoatibaia.com.br

Comentários pelo Facebook

21 COMENTÁRIOS

  1. Uau, que experiência fascinante! Com certeza vou experimentar, muito obrigado pelas dicas comerdormirviajar!

  2. Esbarrei no seu blog sem-querer-querendo por uma das minhas andanças nesse mundão virtual, e vou te contar: ADOREI!

  3. Adorei esse blog emocionante!Vc viaja pelo mundo mesmo? Quero ser como vc!Amo viajar e quero conhecer gramado… as suas dicas foram muito uteis

  4. Fábio, esse lugar deve ser lindo mesmo! As fotos estão maravilhosas!
    Parabéns pelo belo trabalho 😉
    Abraço

  5. Me surpreendi ver a Fazenda Paraiso no facebook.
    Maravilha que eu conheço e fui muitas vezes!Magnífico lugar para ir
    e nunca esquecer!
    Minha sobrinha neta Rafaela a Rafinha mora nesse mundo ecológico!
    Tenha certeza Ana,Bia um dia apareço para um café ou almoço!

  6. Esbarrei no seu blog sem-querer-querendo por uma das minhas andanças nesse mundão virtual, e vou te contar: ADOREI! Com certeza voltarei mais vezes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Translate »
);