O Octavio Café Faria Lima tornou-se um templo para os amantes de café no Brasil, um lugar diferenciado que agrada a todo tipo de público unindo ótimo atendimento e produtos de alta qualidade.

Somos um casal fascinado por café, embora ainda temos muito para aprender sobre este fantástico universo. Em nossa visita mais recente à São Paulo fomos conhecer o famoso Octavio Café e aproveitamos para ir além do espresso, o resultado foi que encontramos um mundo incrível de drinks e comidinhas gourmets.

A localização é nobre, entre às gigantescas torres de escritórios da Avenida Brigadeiro Faria Lima, em uma construção curiosa e arrojada com arquitetura moderna que lembra uma grande xícara de café e que ocupa um espaço de 1.200 m².

O prédio é dividido em dois blocos: Uma espécie de caixa de vidro e madeira onde fica o restaurante/café e um bloco de alvenaria armada e concreto onde encontram-se as áreas técnicas e a cozinha.

Todo espaço interno foi criado para aguçar os sentidos dos clientes, a começar pelo design oval e o pé direito alto que sugerem modernidade e elegância, o romantismo fica por conta da luz indireta e dos grandes jardins. Ótimos estofados de couro incluindo um enorme sofá que se estende por toda lateral do prédio nos envolveram nesta experiência de sensações.

A temática baseada em café do edifício curvo é notada em todos os detalhes como a pintura que abrange as tonalidades do ciclo de vida do café, desde o grão verde ao grão torrado. O piso é de peroba rosa de demolição igualzinho aos das clássicas fazendas cafeeiras. Os lustres simulam o leite sendo derramado sobre as xícaras.

A cafeteria oferece diversos ambientes para seus clientes: Balcão no salão principal para um rápido café, lounge, área confortável com mesas, jardim interno, lounge externo com lareira, mesas no deck, três salas de eventos e dois espaços para confraternizações. O clima é ideal tanto para coffee meetings, reuniões de negócios e até para encontros românticos.

Mas não é somente a estrutura física a responsável por atrair mais de 12 mil clientes por mês, as comidas maravilhosas, a qualidade superior dos produtos servidos e a vasta carta de cafés (única do País a servir mais de 15 métodos de preparo diferentes) fazem deste um ponto turístico na cidade.

O cultivo de cafés com alta qualidade é tradição na família do fundador, o falecido Orestes Quercia, começou com o bisavô Giuseppe e seguiu com seu pai Octavio (o homenageado no nome do restaurante). A excelência na produção das fazendas da família fez com que o produto fosse exportado para mais de 20 países e possibilitou o atendimento ao mercado brasileiro com a oferta de grão torrado, moído e cápsulas para que os clientes tenham o melhor do Octavio Café em suas próprias casas.

A cafeteria conta com uma premiada equipe de baristas dedicados que são responsáveis por criar blends exclusivos e personalizados. O amplo cardápio contempla opções de café da manhã, almoço, petiscos para o happy hour e jantar, entretanto visitamos para conferir de perto a vasta carta de bebidas e algumas harmonizações especiais, ideais para serem consumidos durante uma reunião de trabalho, algo bem comum na casa.

Contamos com o atendimento da barista Martha Grill, super simpática e completamente apaixonada pela profissão, que nos sugeriu uma seleção de drinks harmonizados que começou por um Old Fashioned Revisited. O clássico americano ganhou um mix de café Obatã e cold brew extraído ali mesmo no Octavio Café. Como a bebida é mais intensa, foi harmonizada com uma fritura, Bolinho de Risoto Recheado com Provolone acompanhado de chutney de manga com alecrim.

Seguimos com o refrescante Apperol Spritz, aqui a mistura de Aperol e prosecco ganhou toques de café e Flor de laranjeira, harmonizada com Tartar de Salmão: Salmão cru temperado, cortado bem fininho acompanhado por uma saladinha de quinoa, pepino e tomate. O sabor estava incrível, sentimos notas de azeite extra virgem e um toque de limão, combina perfeitamente com o pão folha com gergelim que vem junto.

Finalizamos a experiência com Gin Tônica, um drink com assinatura Octavio Café assim como as outras bebidas que experimentamos, feito com um gin especial com café catuaí e Tônica 202, produto brasileiro com alta concentração de quinino, notas cítricas e um toque de flor de sabugueiro (elderflower), ao sentirmos um sabor levemente adocicado no final perguntamos à Martha Grill qual era o segredo, ela confessou que eles utilizam a flor do café na mixologia!

Para harmonizar experimentamos o Trio de Bruschetta de Cogumelos com Compota de Beringela, a receita é feita com três tipos de cogumelos, Shiitake, Shimeji e Paris salteados com azeite de ervas, o pão estava bem crocante e a compota deliciosa.

É muito legal acompanhar o trabalho em ritmo frenético dos baristas, aliás, a alta qualidade dos funcionários é devido à UNIOCTAVIO – Universidade do Octavio Café que oferece vários cursos aqui mesmo e nas fazendas produtoras, todos são capacitados e tem conhecimentos que vão desde agricultura cafeeira até o preparo de uma xícara perfeita de café.

No prédio também encontra-se uma boutique com utensílios para preparação da bebida, cafés especiais da marca e sua linha exclusiva de cápsulas para máquinas Nespresso.

É legal citar também que eles possuem um programa de fidelidade chamado de “Meu Octavio” onde os clientes cadastrados acumulam pontos a cada visita às lojas e podem trocar por itens do menu, da boutique do café e produtos como canecas de porcelana e ecobags. O cadastro pode ser feito aqui: octaviocafe.com.br/meuoctavio

O Octávio Café é um lugar muito especial, para nós é praticamente impossível agendar uma viagem para São Paulo sem marcar uma visita a este ambiente, muito mais do que uma cafeteria, um espaço para vivenciar experiências gustativas únicas. Aqui uma xícara de café é só o começo de uma jornada enriquecedora de conhecimento.

E para quem não sai de casa sem seu bichinho de estimação o local ainda é Pet friendly e aceita animais de pequeno porte (até 10kg).

Não perca todas nossas matérias sobre a região neste link: comerdormirviajar.com/tag/sao-paulo

Você encontrará nossas fotos no instagram.com/comerdormirviajar
Para ver tudo o que postamos nesta viagem basta buscar pela tag #CDVTripSP2017

Octavio Café – Faria Lima
Av. Brg. Faria Lima, 2996
Jardim Paulistano
São Paulo – SP – Brasil
+55 11 3074 0110
octaviocafe.com.br

Comentários pelo Facebook
728x90

12 COMENTÁRIOS

  1. Adorei o seu blog e penso como você. Ainda não fiz as viagens que você fez, mas de pouquinho em pouquinho chego lá. E tenho uma vantagem maravilhosa: minha filha sempre viaja comigo e isso é muito bom!

  2. Adorei seu site é de longe o mais informativo dentre os os que já vi em português…

  3. Oi Fábio, obrigada pela atenção em responder todas minhas dúvidas e pelas dicas. Ainda estou aqui pelo blog me deliciando com suas experiências e anotando tudo.

  4. Olá! Para falar a verdade só estava esperando vcs irem lá,para saber se valia a pena…e pelo que vi é ótimo! obrigada pela dica!:o)

  5. estou indo a todos locais que são indicados no comer dormir viajar, muito obrigado e continuem com as dicas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here