O Termas Puyehue é um resort 5 estrelas completo com atividades indoor e outdoor para qualquer idade, época do ano ou condições climáticas.

Estando na borda do Parque Nacional Puyehue, uma das maiores reservas biológicas da América latina com mais de 100 mil hectares de superfície, é fácil encontrar trilhas de diferentes extensões e níveis de dificuldade e paisagens que vão desde rios, cachoeiras, lagos e até vulcões que podem entrar em erupção a qualquer instante.

Mas é justamente por posicionar-se em uma área com tamanha diversidade natural que o Termas Puyehue está sujeito a um microclima próprio, que pode mudar em minutos de céu azul e sol brilhante para chuvas, ventos e baixas temperaturas.

Ficamos hospedados aqui por 9 dias no mês de agosto de 2017 e choveu durante todo o período, mas nem por isto deixamos de realizar as atividades externas, com tantos anos de tradição o pessoal do resort está preparado e sabe lidar com todas estas variações climáticas.

Você provavelmente já leu a matéria completa onde falamos sobre toda a estrutura, acomodações e piscinas termais vulcânicas do Termas Puyehue, mas mesmo assim vou deixar aqui o link direto para este post: comerdormirviajar.com/termas-puyehue-spa-resort-chile

Outro review bem legal é aquele que falamos de toda a gastronomia all inclusive / open bar que encontramos no resort: comerdormirviajar.com/termas-puyehue-gastronomia-chile

Tem ainda aquele que mostramos tudo o que se pode fazer nas áreas internas, inclusive as pistas profissionais de boliche: comerdormirviajar.com/termas-puyehue-resort-indoor-chile

Esta é uma região muito especial ao norte dos Lagos Andinos no Chile, aliás, o nome Puyehue ficou muito famoso no ano de 2011 quando a erupção do complexo vulcânico Puyehue-Cordón Caulle causou o caos total na Patagônia fechando o aeroporto de San Carlos de Bariloche na Argentina por diversos meses.

As cinzas desta erupção chegaram até a Oceania e atingiram várias cidades da Argentina, Uruguai e inclusive do Sul do Brasil causando diversos tipos de problemas.

Agora esta região está super tranquila e suas belezas naturais continuam causando suspiros aos turistas que chegam de todas as partes do mundo à Patagônia Chilena em busca de atividades que só são possíveis de se fazer por aqui.

Nesta matéria vamos citar alguns dos passeios oferecidos pelo resort e como é que foi nossa experiência. No final da página você encontrará nossas dicas do que levar e o que vestir.

Começamos pela caminhada em Anticura, no Parque Nacional Puyehue. O Termas disponibiliza o passeio até duas vezes por dia, dependendo do clima, a duração total é de aproximadamente 2:30 e o preço fica em CLP 15.000 (cerca de R$ 80,00) para adultos e CLP 7.500 (cerca de R$ 40,00) para crianças entre 5 e 11 anos. (Valores em 09/2017)

O transfer dura cerca de 20 minutos com a van do hotel na Rota Internacional 215, que liga as cidades de Osorno (Chile) e Bariloche (Argentina), chegamos na reserva junto de nossa guia Ana Maria, que conhece muito bem a região e nos forneceu excelentes capas de chuva.

Muitos dos nomes desta região podem parecer estranhos para nós por não terem nenhuma ligação com o espanhol, a verdade é que os moradores da Patagônia preservaram os nomes originais dados pelos Mapuche (índios pré-hispânicos), Anticura significa algo como “Pedra do Sol”.

A primeira parte do trekking vai em direção ao Salto de La Princesa, uma caminhada com cerca de 900 metros de extensão e dificuldade leve.

Devido às chuvas intensas dos últimos dias a água estava bem escura e com uma forte correnteza. Segundo nossa guia a força da água é sempre grande, capaz de carregar grandes árvores, mas a água costuma ser transparente e muito limpa.

O nome deste rio é Gol-Gol o que na língua Mapuche significa Tronco-Tronco, ou muitos troncos, justamente devido a força da correnteza.

Durante o trajeto até a cachoeira Ana Maria nos explica sobre as plantas e árvores gigantes cobertas por musgos, suas funções e características.

Ao chegar no Salto De La Princesa ficamos impressionados com a força das águas que descem em grandes quantidades.

A lenda conta que quando os espanhóis chegaram aqui pela primeira vez encontraram uma linda princesa banhando-se nas águas cristalinas da lagoa em frente a cachoeira. Com certeza os espanhóis encontraram este lugar em um período do ano diferente do nosso, porque em nossa visita a aguá estava bem escura.

Uma empresa privada chamada de Patagonia Expeditions administra 10 cabanas que são alugadas por temporada dentro do parque e oferece várias atividades para os hóspedes. É uma boa opção para quem está de carro e quer vivenciar um pouco mais da natureza exuberante de Anticura.

Os passeios organizados pelo Termas Puyehue seguem o padrão 5 estrelas do resort, na metade do caminho Ana Maria nos surpreendeu com chocolate quente e biscoitos.

O próximo destino foi o Salto Del Indio, um caminho mais plano e mais curto que o anterior.

O nome da cachoeira veio de uma história antiga que conta que um grupo de indígenas fugiram das investidas dos espanhóis se escondendo atrás destas quedas.

Gostamos muito deste passeio e recomendamos a todos que desejam conhecer um pouco mais deste lindo parque. Durante toda a trilha caminhamos sobre a areia vulcânica (resultado da erupção que falamos mais acima) e aprendemos muito sobre a floresta.

Cavalgada pelas terras do Termas Puyehue

A cavalgada é uma atividade que acontece o ano todo, praticamente todos os dias e dura cerca de 2 horas. As saídas são às 10:00 e às 14:00 e é indicado para maiores de 12 anos.

Antes de iniciar o passeio a guia nos dá todas as informações detalhadas do trajeto e verifica as habilidades de cada um para definir qual cavalo será o mais adequado. O Termas Puyehue fornece os capacetes de proteção.

O trajeto percorre a parte dos fundos do resort, esta área extensa é utilizada para a criação do gado de propriedade do grupo que gerencia o próprio hotel. Ao todo são mais de 3 mil cabeças.

O tempo médio do percurso completo é de 1:30 entre subidas e descidas que os cavalos fazem praticamente sozinhos, na metade do caminho paramos para admirar as corredeiras chamadas de Los Rápidos.

No momento de nosso passeio, no mês de agosto, várias vacas estavas gerando filhotes nestas terras, foi incrível presenciar alguns partos e ver a proteção que os animais recebem.

Esportes Diversos

Exitem várias quadras de esportes espalhadas pelo Termas Puyehue, para utilizá-las basta pedir as bolas e acessórios no balcão onde se agendam os tours. As quadras de tênis, vôlei e futebol abrem o ano todo e o uso dos equipamentos não tem nenhum custo extra para os hóspedes.

Passeios com Bicicletas

Os passeios com bicicletas podem ser feitos individualmente ou em grupos guiados com os profissionais do resort. Tudo é grátis para quem optou pela hospedagem All Inclusive ou adquiriu o Day Pass, os capacetes são emprestados na área de reserva dos tours. As trilhas são bem sinalizadas e a dificuldade dos trajetos vão de fácil a moderado.

Caminhadas pela Propriedade

Indicamos muito a todos que forem passar um período no Termas Puyehue que façam a caminhada pela propriedade do resort. Os passeios também podem ser em grupos guiados, geralmente com saída às 10:00 e às 14:00, ou individuais.

O trajeto é super bonito, e dura cerca de duas horas. A primeira parada é na antiga turbina, que hoje, mesmo desativada, é um cenário bem legal para fotos.

A trilha continua por meio da mata, seguindo as corredeiras, em contato direto com a natureza. O ponto final do passeio é no “Los Rápidos”, o mesmo que conhecemos no passeio à cavalo.

Lago Puyehue

Outro passeio indispensável para quem permanece um tempo nesta região é percorrer as margens do Lago Puyehue. Este não é um tour regular do Termas, geralmente é feito com carro próprio ou alugado ou então agendando de forma privativa com o hotel. O trajeto leva cerca de 10 minutos, mas como o lago é bem grande fica a seu critério estender o passeio por horas entre as várias praias pedregosas.

A brisa fresca que percorre o Lago Puyehue nos recorda constantemente que estamos em meio a um pulmão natural, praticamente intocado e muito diferente de outras regiões da Patagônia Chilena.

Dicas de Vestimentas e Acessórios:

Pode parecer clichê, mas recomendamos você levar tudo o que tiver de mais quentinho em seu guarda roupas para esta viagem: Casacos, cachecóis, calças confortáveis… Se você possui roupas impermeáveis não esqueça de colocá-las na mala, assim como segundas-peles, fleeces e corta-ventos.

A maioria dos produtos para frio que vestimos compramos na Fiero, uma marca brasileira que tem produtos de qualidade internacional com preços bem mais em conta do que a North Face por exemplo: http://www.fieroshop.com.br

É importante não esquecer do traje de banho, afinal de contas você estará hospedado em um dos melhores resorts de águas termais da América do Sul.

Protetor solar, óculos de sol, luvas, sapatos ou botas para trilha e neve também são indispensáveis, mesmo em dias frios e nublados o sol refletido na neve pode queimar até mais do que na praia.

Para esquiar ou fazer caminhadas pelas montanhas nevadas você pode alugar todo o equipamento nos centros de esqui, fica mais fácil (não precisa transportar) e também mais barato para quem não tem o costume de passar longas temporadas em lugares frios.

Ficar um período hospedado em um “hotel castelo” como o Termas Puyehue é um atrativo por si só, mas poder fazer muitas das atividades que esta região permite é uma experiência indescritível em palavras e deve ser vivenciada pelo menos uma vez na vida. Neste entorno único tivemos a oportunidade de percorrer paisagens maravilhosas, ter contato direto com a natureza, admirar as coisas simples e descansar o corpo e a mente.

Neste link para o Booking tem ótimas promoções de diárias para o Termas Puyehue: http://www.booking.com/hotel/cl/termas-puyehue-wellness-amp-spa-resort.html

Veja todas nossas matérias sobre a região: comerdormirviajar.com/tag/Puyehue

Você encontrará nossas fotos no instagram.com/comerdormirviajar
Para ver tudo o que postamos durante esta viagem basta buscar pela tag #CDVTripPuyehue

Termas Puyehue Wellness & Spa Resort
Ruta Internacional 215 km 76
Osorno – Chile
+56 2233 1400
puyehue.cl

Comentários pelo Facebook
728x90

1 COMENTÁRIO

  1. Gostaria de parabenizá-lo achei ótimo a iniciativa deste site! Para o turista é excelente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here