Tour Valle del Arcoiris e Petróglifos Yerbas Buenas, Deserto do Atacama - Chile - COMER. DORMIR. VIAJAR.
Inicio VIAJAR. Tour Valle del Arcoiris e Petróglifos Yerbas Buenas, Deserto do Atacama –...

Tour Valle del Arcoiris e Petróglifos Yerbas Buenas, Deserto do Atacama – Chile

7

Um tour no Valle del Arcoiris com aquela “esticadinha básica” para conhecer os petróglifos Yerbas Buenas faz com que os visitantes voltem no tempo e entendam um pouco mais da formação do povo atacamenho e do próprio Deserto do Atacama.

As fotos impressionantes das falésias vermelhas, verdes, brancas, amarelas e marrons contrastando com o sempre iluminado céu azul do Valle del Arcoiris podem fazer com que muitos turistas deixem de escolher este passeio por pensarem ser muito parecido com o Valle de la Muerte e até mesmo encontrar semelhança com o Cerro de los Siete Colores em Purmamarca no norte da Argentina. Ledo engano. Esta região tem um visual único e exclusivo que encanta pela beleza e pela tranquilidade.

Você pode chegar até as montanhas de Domeyko em um veículo alugado ou através de um tour contratado em San Pedro de Atacama. Mais uma vez confiamos à Ayllu Expediciones a missão de nos guiar pelas histórias e características do Deserto do Atacama.

Como a média de altitude nesta região é de aproximadamente 3.600 metros acima do nível do mar é muito importante tomar todas as precauções necessárias contra o soroche como não correr nem fazer movimentos bruscos, se hidratar constantemente e evitar o consumo exagerado de comidas gordurosas e bebidas alcoólicas.

Este passeio ainda não é tão explorado turisticamente e até o momento (03/2017) não estão cobrando aquele ingresso que é típico em quase todas atrações da região, mais um motivo para você incluir o tour em seu roteiro.

Por tempo limitado quem reservar qualquer tour com a Ayllu Expediciones através do email contacto@ayllu.cl informando que leu este post ganhará 30% de desconto.

Quando chegamos ao Vale do Arco-íris nos sentimos como os primeiros astronautas a pisar em um novo planeta. É comum encontrar a região totalmente vazia, são poucos turistas, a maioria interessados em geologia e mineralogia, então o silêncio e a tranquilidade tomam conta do lugar.

As várias formações rochosas são impressionantes, para onde quer que você olhe encontrará fabulosas amostras de cores que vão mudando durante o dia, dependendo da incidência de luz e sombra.

Os picos verdes ou brancos tem alta concentração de carbonato de cálcio e óxido de cobre, as falésias vermelhas e roxas são de argila, a concentração de sal nas rochas e a oxidação natural deixam o vale reflexivo e brilhante. É fácil se perder nesta vastidão, a gente vai caminhando, tentando entender como pode existir um lugar assim e quando vemos estamos em meio a um lugar totalmente novo.

Segundo nosso guia as diferenças de tons entre as rochas com composição similar se deve aos diferentes processos sofridos pelo resfriamento da lava que formou a região e, mesmo lentamente, o vale continua mudando.

É incrível poder passar algum tempo escalando as falésias e colinas destas grandes formações rochosas e ver de perto suas espetaculares cores e tons.

Neste tour da Ayllu Expediciones, além do Valle del Arcoiris, visitamos também os petróglifos Yerbas Buenas – A maior concentração de arte rupestre da região de San Pedro de Atacama.

A entrada para este parque custa 3 mil pesos e aqui pudemos encontrar mais de mil expressões artísticas dos antigos atacamenhos, são inscrições efetuadas nas rochas, desenhos de animais e até representações de xamãs e entidades superiores.

O conceito do parque é que os turistas sigam caminhando pelas trilhas, escalando as pedras, procurando os petróglifos e tentando definir se os desenhos são do período pré-inca, inca, atacamenho ou colonial. Algumas inscrições tem mais de 10 mil anos e o que elas tem em comum é que todas visam registrar a vida cotidiana de cada época.

Ficamos em Yerbas Buenas até o pôr do sol, onde nos juntamos no centro de visitantes (único ponto do tour com banheiros) para confraternizar e trocar teorias sobre a região. O guia da Ayllu nos brindou com um ótimo vinho, espetinhos de carne com legumes cozidos na hora e frutas frescas.

O tour termina ao escurecer. Chegamos em San Pedro de Atacama por volta das 21:00, cansados de tanto caminhar e vermelhos do sol mas com a alma feliz de poder ter vivido esta linda experiência.

O tour Valle del Arcoiris e Petróglifos Yerbas Buenas não é essencial em um roteiro pelo Deserto do Atacama, como a região tem muitos atrativos legais este geralmente acaba ficando de fora, mas se você tiver mais de 7 dias na região ou então se algum tour for cancelado por qualquer que seja o motivo não perca a chance de passear algumas horas neste mundo pitoresco de cores incríveis, sem multidões onde a trilha sonora é o vento cantando por entre as falésias.

Não perca todas nossas matérias sobre o Atacama neste link: comerdormirviajar.com/tag/atacama

Você encontrará nossas fotos no instagram.com/comerdormirviajar
Para ver tudo o que postamos sobre o Atacama basta buscar pela tag #CDVTripAtacama

Ayllu Expediciones
Calle Toconao, 479
San Pedro De Atacama
Deserto do Atacama – Chile
+56 55 2 592781
www.ayllu.cl

Mais uma colorida aventura em nosso álbum: Mãos Pelo Mundo.

Comentários pelo Facebook

7 COMENTÁRIOS

  1. Sensacional esse lugar. É incrível a sensação que as fotos passam. Parabéns pelo post e pela viagem. Abraços.

  2. Bom demais conhecer um lugar ainda não tão explorado turisticamente! Mesmo não sendo ‘essencial’ é muito bom a gente saber que tem outros passeios a explorar! Já anotamos!

  3. Oi Fábio, obrigada pela atenção em responder todas minhas dúvidas e pelas dicas. Ainda estou aqui pelo blog me deliciando com suas experiências e anotando tudo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Translate »
);